Enel Ceará é a empresa com mais reclamações em 2022 no Ceará
Distribuidora recebeu 4.410 queixas em 2022, principalmente por falta de energia e cobranças indevidas de multas, de acordo com Decon-CE.

A distribuidora Enel Ceará é a empresa com mais reclamações no Estado, segundo o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon-CE). De acordo com dados do órgão, em 2022, foram registradas 4.410 queixas contra a distribuidora, sendo que 683 foram acompanhadas pelo Decon.
As reclamações estão relacionadas principalmente à falta de energia, contas duplicadas e cobranças indevidas de multas. O coordenador de atendimento do Decon-CE, Pedro Ian Sarmento, ressalta que é importante que os consumidores procurem primeiro a empresa para tentar solucionar o problema. Caso não obtenham êxito, devem buscar os órgãos de defesa, como o Decon.
Segundo Sarmento, é importante que o consumidor anote o protocolo para comprovar a tentativa de solução com a companhia, além de guardar todas as faturas.
"Quando o cliente entra em contato, fazemos as tratativas da forma mais rápida, levando de 30 a 40 dias para resolver a demanda, enquanto na Justiça poderia levar de dois a cinco anos", explicou.
Em nota, a Enel afirmou que é a empresa com mais clientes no Estado e que as reclamações caíram cerca de 25% em relação ao mesmo período de 2021. A empresa destacou ainda que investiu R$1,5 bilhão em 2022 e que registrou avanços expressivos nos índices de qualidade medidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), como a redução da quantidade média das interrupções de energia (FEC por Unidade Consumidora) em 33% e da duração média das interrupções (DEC por Unidade Consumidora) em 39% de 2020 a 2022.
VEJA O RANKING DAS EMPRESAS MAIS RECLAMADAS JUNTO AO DECON
- Companhia Energética do Ceará (Enel Ceará): 4.410
- Cagece: 1.837
- Banco Bradesco: 1.289
- Oi Móvel S/A: 624
- Claro S/A: 539
- Tam Linhas Aéreas S/A.: 468
- Tim Celular S/A: 395
- Gol Linhas Aéreas S/A: 512
- Samsung: 454
- Banco Itaucard S/A: 407
- Caixa Econômica Federal: 359
- Banco do Brasil S/A: 329
- Telefônica Brasil S/A (Vivo): 342
Para denunciar à Decon, os consumidores podem utilizar o Whatsapp (85) 9.8685-6748, o site www.mpce.mp.br ou o e-mail deconce@mpce.mp.br. Já para denúncias ao Procon, o telefone é 151 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h), o site é www.fortaleza.ce.gov.br e o aplicativo é o Procon Fortaleza.
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