Enel Ceará é a empresa com mais reclamações em 2022 no Ceará

Distribuidora recebeu 4.410 queixas em 2022, principalmente por falta de energia e cobranças indevidas de multas, de acordo com Decon-CE.

Enel Ceará é a empresa com mais reclamações em 2022 no Ceará
© Fabiane de Paula/SVM
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A distribuidora Enel Ceará é a empresa com mais reclamações no Estado, segundo o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon-CE). De acordo com dados do órgão, em 2022, foram registradas 4.410 queixas contra a distribuidora, sendo que 683 foram acompanhadas pelo Decon.

As reclamações estão relacionadas principalmente à falta de energia, contas duplicadas e cobranças indevidas de multas. O coordenador de atendimento do Decon-CE, Pedro Ian Sarmento, ressalta que é importante que os consumidores procurem primeiro a empresa para tentar solucionar o problema. Caso não obtenham êxito, devem buscar os órgãos de defesa, como o Decon.

Segundo Sarmento, é importante que o consumidor anote o protocolo para comprovar a tentativa de solução com a companhia, além de guardar todas as faturas.

"Quando o cliente entra em contato, fazemos as tratativas da forma mais rápida, levando de 30 a 40 dias para resolver a demanda, enquanto na Justiça poderia levar de dois a cinco anos", explicou.

Em nota, a Enel afirmou que é a empresa com mais clientes no Estado e que as reclamações caíram cerca de 25% em relação ao mesmo período de 2021. A empresa destacou ainda que investiu R$1,5 bilhão em 2022 e que registrou avanços expressivos nos índices de qualidade medidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), como a redução da quantidade média das interrupções de energia (FEC por Unidade Consumidora) em 33% e da duração média das interrupções (DEC por Unidade Consumidora) em 39% de 2020 a 2022.

VEJA O RANKING DAS EMPRESAS MAIS RECLAMADAS JUNTO AO DECON

  1. Companhia Energética do Ceará (Enel Ceará): 4.410
  2. Cagece: 1.837
  3. Banco Bradesco: 1.289
  4. Oi Móvel S/A: 624
  5. Claro S/A: 539
  6. Tam Linhas Aéreas S/A.: 468
  7. Tim Celular S/A: 395
  8. Gol Linhas Aéreas S/A: 512 
  9. Samsung: 454
  10. Banco Itaucard S/A: 407 
  11. Caixa Econômica Federal: 359
  12. Banco do Brasil S/A: 329
  13. Telefônica Brasil S/A (Vivo): 342

Para denunciar à Decon, os consumidores podem utilizar o Whatsapp (85) 9.8685-6748, o site www.mpce.mp.br ou o e-mail deconce@mpce.mp.br. Já para denúncias ao Procon, o telefone é 151 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h), o site é www.fortaleza.ce.gov.br e o aplicativo é o Procon Fortaleza.